sábado, 15 de outubro de 2011

UM PROFISSIONAL TEM PRAZO DE VALIDADE?

No bimestre passado passei aos meus alunos do I modulo de Administração; um trabalho que compreendia na dissertação do seguinte título: "Um profissional tem prazo de validade?".

O resultado foi surpreendente e quero dividir com vocês...

"Sim; o profissional tem prazo de validade a partir do momento que ele se acomoda dentro da empresa. O correto é expandir seus conhecimentos aprimorando suas habilidades, procurando evoluir e motivar-se promovendo a expansão da empresa"(Ju, Rosana,Felipe e Erick).

"O profissional que deseja continuar em sua profissão tem que se manter atualizado para não ser ultrapassado nas suas atividades, pois a cada dia surgem novas tecnologias e com elas a necessidade de profissionais capacitados. Achar que sabe o suficiente terá um prazo de validade porque empresas buscam profissionais que tem mais a oferecer."(Katia,Mariana,Paula,Célia).

"Tem que ter capacidade empreendedora e criatividade; pois o profissional que além de eficiente é eficaz dificilmente ficará disponivél para o mercado. Quando a pessoa para no tempo e não procura se atualizar com cursos, buscando informações ou por em prática seus conhecimentos e habilidades, quando falta atitude fica difícil buscar uma nova vaga de emprego."(Melissa, Thais).

"Como sempre não há receita de bolo.Os parâmetros são apenas referências, não limitadores. Independentemente de sua idade, as oportunidades vão ocorrer (surgir).Se você apresentar os pré-requisitos de boa formação e características de pro-atividade, empreendedorismo e criatividade, conseguirá se manter empregado"(Cleberson,Aline,Ana Carla,Bia,Lariane,Tamires).

"As empresas também podem colaborar com seus funcionários para que eles não tenham um prazo de validade, motivando-os a fazer cursos para que eles tenham a oportunidade de crescer. Se o funcionário se acomodar ao ponto de se sentir indispensável e achar que o que sabe é suficiente e que o mercado não está competitvo; também terá seu prazo de validade."(Daiane,Luciana,Patricia).

"Hoje em dia a concorrência no mercado de trabalho está muito grande; a corrida por uma boa colocação dentro de uma empresa é o objetivo da maioria. Para isso é preciso se qualificar, quanto mais conhecimento se adquiri, maiores são as chances de preencher as vagas disponíveis. Um profissional precisa acompanhar o crescimento de uma empresa e do mercado em geral."(Fabiana).

...( Obs. estou autorizada por meus alunos a publicar partes do seus trabalhos).

Em resumo; você dita o seu prazo para o mercado! Mantenha-se inquieto em relação aos seus conhecimentos. Conclua um curso e logo planeje outro. Crie o hábito de estar no mercado sempre pronto para as oportunidades, e não após o surgimento delas. Você poderá não ter mais tempo para concorrer a uma vaga. O mercado deseja profissionais abastecidos e não à abastecer. Antecipe-se as oportunudades; se ajude a merecer participar de todas elas. Todo produto reciclado tende a obter maiores chances de continuar apto ao consumo. Produtos vencidos são substituidos; essa realidade do mercado de trabalho pode não ser a sua. Basta que você mantenha-se inquieto!

Obrigada por me visitar...até a próxima.


Um comentário:

  1. O recado ta dado a todos os profissionais de plantão,não deixe que sua validade vença ok!
    Obrigada Helena ficou 10...

    ResponderExcluir