terça-feira, 6 de setembro de 2011

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EaD...

Vamos refletir!!!

Muitos ciritcam a EaD como um eficaz sistema de ensino. Talvez por falta de um conhecimento mais profundo a respeito. No intuito de ajudar a esclarecer; demosntro aqui ( juntamente com prof.Janilson), 3 desvantagens contra 6 vantagens...aprecie e comente ok!


Dos primeiros cursos por correspondência até os modernos cursos on-line a EAD no Brasil caminhou com muitas dificuldades. Elas ainda estão presentes no preconceito dos ignorantes e na impossibilidade de muitos brasileiros em ter acesso à tecnologia.
É fato que tais dificuldades não impedem o crescimento em ritmo exponencial da EAD no Brasil e no mundo. As empresas reconhecem de forma positiva nas pessoas que estudam à distância um esforço adicional em buscar a aprendizagem permanente e um perfil autodidata.
Mesmo assim, ao contrário do que alguns profissionais da educação acham, eu não vejo a EAD como uma modalidade que veio para por fim à educação presencial. Na minha visão a EAD veio para não mais permitir que a falta de tempo das pessoas para estudar, uma característica marcante do mundo moderno e globalizado se constituísse numa barreira quase intransponível para aqueles que de alguma forma chegam à conclusão que dificilmente se constrói uma vida pessoal e uma carreira profissional vitoriosas sem conhecimento, no sentido mais amplo da palavra.

As principais desvantagens da EAD são:
1) A ausência física do professor ou instrutor no processo ensino/aprendizagem,
2) A falta de interação entre os alunos também em termos de presença física,
3) A dificuldade que algumas pessoas têm em criar uma estrutura para estudar à distância.

Estas desvantagens, porém não devem macular as significativas vantagens do estudo à distância:
1) A pessoa estuda no momento que lhe é mais adequado;
2) A flexibilidade no ritmo da aprendizagem;
3) O aluno é acompanhado pelo tutor de forma individual;
4) Redução de custos: o deslocamento é um exemplo;
5) A auto-aprendizagem dota as pessoas de disciplina, iniciativa, pró-atividade, interesse, hábito de leitura, além de outros valores ligados à educação;
6) O certificado recebido tem o mesmo valor do certificado emitido nos cursos presenciais.

Quero concluir este breve comentário afirmando que a EAD não é modismo. Ela veio para ser efetiva e oportunizar às pessoas, mesmo com exigüidade de tempo, uma possibilidade concreta de investir em seu maior patrimônio, o conhecimento.

link para acesso: http://www.cursosucesso.com/professor-janilson-comenta-a-educacao-a-distancia-ead/

Uma boa leitura e obrigada por sua visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário