segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasil deve alcançar um milhão de estudantes em cursos a distância em 2011...

Encontrei uma matéria super interessante no blog da Profª Simone Medeiros...acesse o blog para ler na integra: "O Brasil deve alcançar em 2011 o total de um milhão de estudantes universitários em cursos à distância. O número deve ser divulgado no próximo Censo da Educação Superior, a ser lançado ainda esse ano."
Sua abordagem se dá ao papel do MEC quanto aos meios que serão utilizados para avaliar a QUALIDADE DA EDUCAÇÃO oferecido pelo EaD. Minha opinião é a seguinte:
Independente do método de ensino; o papel do MEC é importante  quando se tratar de avaliar os meios de educação. Tanto presencial como a distância; o MEC tem que analisar as instituições caso a caso; e tomar o cuidado de não generalizar.
Temos várias instituições com extrema capacidade de oferecer o EaD; quanto ao conteúdo do material didático; exercícios, tutores e professores.
Expandir o conhecimento será uma constante no Brasil; o método EaD está fazendo isso com excelência. O que não deve acontecer é uma descontinuidade de projetos referente ao aprimoramento do EaD por parte dos nossos governantes. A iniciativa do método EaD não é oferecer aos alunos um "genérico" sistema de educação. Muito pelo contrário; é somar as metodologias já existentes. Seja qual for a opção de ensino: face to face; a distância, semi-a-distância ou teleaula; a participação do MEC deve ser de apoio, regulamentação e verificação contínua..
Somente para lembrar...o governo tanto considera louvavél o método a distância; que na TV é possivel assistir o Telecurso 2000 (que tem total apoio do MEC e FIESP), basta que o aluno ligue sua TV no horário exato das aulas...O ensino a distância proposto pelas faculdades é quase isso..porém com um grande avanço... basta que tenhamos um tempinho em casa, no trabalho ou na lan house e conectar-se a internet. Você faz o seu horário!

Agora...se o MEC consegue avaliar a qualidade e eficácia do Telecurso2000; é certo que também encontrará meios de avaliar o método EaD. Para o nosso bem e sucesso!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário