sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ensino Físico ou Virtual? O que você prefere?...

Ao ler um artigo do Prof. Moran me peguei refletindo sobre essa pergunta: Ensino Físico ou Virtual?
Para responder com objetividade, primeiro temos que deixar claro o seguinte: " qual é o seu grau de maturidade com seus objetivos e metas?"; ou seja; o quanto você está realmente motivado para realizar o que estabeleceu para sua vida acadêmica ou profissional?
Essa nova proposta pedagógica inovadora que é o ensino a distância, nos traz a possibilidade de obter conhecimento de primeira a qualquer tempo e lugar.È excelente mas para sua eficácia, ela deve ser levado a sério pelos seus aderentes.
Creio que o processo de aula presencial é uma tradição que está sendo renovada pelo ensino a distância; porque permite atingir uma população de pessoas ocupadas com seu trabalho durante o dia, com sua familia durante a noite e ainda de satisfazer uma de suas necessidedes fisiologicas que é a de dormir. Ou seja; falta de tempo não é mais o pilar para alguem não se especializar.
Segundo o prof. Moran; "O ensino a distância não é um fast-food em que o aluno se serve de algo pronto...". Eis o motivo do meu questionamento sobre o ensino físico ou virtual. Pessoal; tempo é algo escasso para muitos profissionais. Dar contínuidade ao aprendizado se faz necessário e todas as oportunidades que temos tem que ser aproveitada ao máximo seja a modalidade que for; presencial ou virtual. Porém; para isso temos que ter maturidade com nossas escolhas. A idéia do ensino a distância para muitos é de que as instituições de ensino estão tentando otimizar a mão de obra (professores) e aglomerar o seu número de clientes (alunos). Mas a realidade de algumas faculdades não é essa. Temos sim algumas delas com o forte compromisso de formar, agregar conhecimento e lapidar o capital que possuímos que são as nossas competências (Conhecimento + Habilidade + Atitude = CHA ).
Quem hoje procura uma faculdade, com certeza procura porque existe uma necessidade a ser sanada!
O ensino a distância não é um processo frio; homem+maquina; é a era da conectividade mostrando sua imensa utilidade ao mercado do conhecimento.

* Compatilhe comigo deste artigo do Prof.Moran. Acesse o link:  http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm ou sua pagina:  http://www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm

Lhe desejo um ótimo aproveitamento! Até a próxima postagem e obrigada por ter lido minha postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário