quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DAS TICs

A  aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs – está se mostrando cada vez mais necessária no contexto em sala de aula. O sistema educacional vigente exige múltiplas ações face ao pluralismo e à intensa multiplicidade dos nossos alunos, o que revela que tais ações precisam causar impacto, para que estes possam ampliar seu aprendizado e, ainda, a busca pelo conhecimento. A utilização dos recursos tecnológicos é, portanto, uma alternativa intensamente impactante na realidade escolar.

 (...)
BITTENCOURT et al. (2004) reitera que o uso das metodologias tecnológicas em sala de aula levam o aluno a “aprimorar a sua capacidade de aprender e de trabalhar de forma colaborativa, solidária, centrada na rapidez e na diversidade qualitativa das conexões e das trocas”, aspectos essenciais para a boa convivência na atual sociedade modernizada.

Aproveite a matéria na íntegra, acessando o link:
 http://gepoteriko.pbworks.com/w/page/30017075/CAPACITA%C3%87%C3%83O%20DE%20PROFESSORES%20NO%20USO%20DAS%20TICs


È fato que vivenciamos tempos modernos envergados a mobilidade e ao surgimento de novas tecnologias. Portanto, é importante ressaltar que para ministrar aulas dinamicas, que possam ter o comprometimento dos alunos,  o seu pensar e uma maior capacidade de refletir sobre o conteúdo, nós professores temos que nos atualizar, buscar novas ferramentas e nos tornar versatil naquilo em que atuamos.
Com tanta oportunidade de estudo e busca pelo conhecimento, os alunos estão diante de um mercado cuja oferta esta maior que a demanda. Sendo assim, eles estão com a faca e o queijo nas mãos! Estão com a oportunidade de "escolha"... seja pelo melhor curso, pela melhor entidade ou pelo melhor preço.  Acredito que essa tendência é até sadia, porque fará com que as escolas repensem em sua sistemática de ensino e em seu corpo docente; porque sabe que está participando de um processo competitivo de mercado, onde seu cliente está cada vez mais exigente.
Quando se tem um bom produto e acredtia-se nele, vale a pena rever estratégias, dar o melhor de si e atualizar-se utilizando os novos recursos da tecnologia.
Qualquer empresa se adequa ao seu mercado para vencer. Não tem nada de ruim nisso!
Em resumo, ter aversão a tecnologia ou a novos sistemas de comunicação te transformará em um profissional obsoleto! Experimente...você descobrirá um novo mundo!
Independente de idade, circunstâncias ou intimidade com os equipamentos se dê a oportunidade de ousar...seus alunos vão gostar!

Obrigada por me visitar!!! 

3 comentários:

  1. É simplesmente, a quarta vez que tento postar um comentário neste sistema, e o mesmo não funciona.
    Vale a pena acessar o artigo do dia 01/09, de Silvio Meira, pela Folha de São Paulo, bem como, os dados do CGI.br e o link bit.ly/ra8297, sobre o assunto em tela. Somente 20% dos docentes acessam a Rede a partir das escolas e sabem trabalhar as TICs, gerando um paradoxo e relegando a excelência da sala de aula para um plano muito inferior, de forma que oa alunos vêm adquirindo habilidades, competências e conhecimento, fora do ambiente escolar.
    Medina

    ResponderExcluir
  2. Cara Professora Helena. Concordo com você quando diz “ter aversão a tecnologia ou a novos sistemas de comunicação te transformará em um profissional obsoleto! Experimente...você descobrirá um novo mundo!” . Acredita-se que é de fundamental importância saber, entender e utilizar a tecnologia, uma vez que, é uma realidade que está a nossa frente e nós vamos ao encontro dela em muitos momentos de nossa vida, tanto no âmbito profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Concordo e nem consigo imaginar que algumas pessoas ainda não estejam conscientes do quanto isso é necessário, acredito que seja até um dever que se utilize tudo o que tiver de novo, moderno, tecnológico pois facilita muito o aprendizado!

    ResponderExcluir