terça-feira, 2 de agosto de 2011

EAD - Uma Tradição que se Renova

 Segundo Lobo Neto (1995), um primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston".[6](fonte: http://www.http//pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia)...
A metodologia de ensino a distância tem no mínimo 283 anos. Através deste anuncio da Gazeta de Boston feito por Cauleb Phillips podemos fazer a seguinte reflexão: "Toda pessoa que deseja obter conhecimento o terá!". Ainda que o governo, o ministério da educação ou qualquer outra pessoa crie meios de disseminar o conhecimento, de nada adiantará se o aluno não desejar de verdade ter e apreender o conhecimento. Hoje a internet nos permite pesquisar conteúdos; usufruimos de livros on line, de grandes pesquisas e artigos que nos favorecem com novas informações e conceitos. Mas para eficácia do EAD, devemos ter empenho, comprometimento com nossos sonhos e responsabilidade com o pouco tempo que nos resta.
Cauleb fala inclusive da perfeição que ocorre ao promover a instrução a todos através do ensino a distância; mas para tanto se faz necessário que um desejo se torne mais forte do que uma necessidade. A necessidade me refiro a sanar a vontade de dormir, de sair com os amigos, de perder horas em frente da TV, etc. A oportunidade de crescer é o que a sistemática de EAD nos concede, mas temos que abrir mão de certos hábitos e otimizar o próprio tempo. O aproveitamento e avaliação individual será nota 10 se realmente conseguirmos aproveitar ao máximo o conteúdo oferecido por esta velha e inovadora sistemática de aprimoramento do aprendizado. 
Por hoje é isso!

Um comentário:

  1. Olá Helena!
    Parabéns pelos posts, percebi que estamos alinhadas com os textos.
    Bons estudos e até mais.

    ResponderExcluir